terça-feira, 23 de abril de 2013

A relação entre aeróbico, musculação e queima de gordura.

Tenho ouvido bastante relatos de pessoas que dizem estar investindo no aeróbico para emagrecer. 
Porém a melhor forma de emagrecer é com a musculação. Porque quando se está praticando exercícios aeróbicos seu corpo queima gordura apenas enquanto ele está sendo praticado, já com a musculação seu metabolismo continua acelerado até 36 horas depois de ter praticado a atividade.

Quando iniciamos a prática dos exercícios físicos o corpo começa a queimar a energia, essa energia primeiramente vem do nosso estoque de carboidrato, só depois de mais ou menos 20 minutos que o corpo começa a buscar a energia na nossa gordura estocada, fazendo então a queima calória e assim a diminuição de gordura.

A maior besteira que eu ouço relacionada ao assunto musculação e gordura é: "Ai eu não quero fazer musculação porque tenho medo da minha gordura endurecer." 

PELO AMOR GORDURA NÃO ENDURECE! 

O que acontece é a substituição de gordura por massa magra. Um quilo de gordura ocupa um espaço muito maior do que um músculo dentro do nosso corpo, ocorrendo que você emagrece com a musculação, porém tem pouca perda de peso e muitos centímetros a menos nas medidas.




Quando se adquire músculo (a tão famosa massa magra) seu corpo queima mais gordura para mantê-lo, Para vocês terem uma ideia, 1 kg a mais de músculos consome 15 Kcal extras por dia. 
A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2 kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. 
Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. 

Se seu objetivo é queimar gordura não utilize o método de ficar horas na esteira ou na bicicleta. O trabalho de musculação constrói massa, e obter massa magra faz o corpo queimar mais calorias durante o dia, além de que, trabalho com pesos serão bem eficientes para atingir definição muscular. Deixe o treino aeróbico para depois da musculação, por cerca de 20 minutos no máximo, evitando catabolizar (perder massa magra) e usar sua preciosa massa muscular como fonte de energia.



Para queimar gordura o treino precisa ter intensidade. Você pode caminhar o quanto quiser ou até correr longas distâncias, mas o método mais eficiente para queimar gordura é acelerar o ritmo e chegar perto da exaustão, em pequenos intervalos de muita intensidade. Por exemplo um circuito de 10 minutos de esteira dando trotes de corrida de 1 minuto de muita intensidade intervalando com 1 minuto e meio de descanso em intensidade mais baixa.



Dê preferências a alongamentos mais dinâmicos para o aquecimento antes da musculação, Aquecimento na esteira não prepara o corpo para o treino de musculação. O ideal é fazer um alongamento dinâmico, com movimentos semelhantes aos da ioga, que aquecem, aumentam a flexibilidade e deixam o corpo preparado para pegar pesado.


Imagem para Inspirar:

Minha musa inspiradora Marina Iris do By Marina e #bymarinafit


Enfim espero ser útil para tirar algumas dúvidas de vocês.

Super Beijo

Letícia Viegas


10 comentários:

  1. Uauuu, eu não tinha essa noção...credo, quero quilo de músculo..rsrs
    Adorei teu blog :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a imagem é bem interessante né?! Também quero quilos só de músculo! =D
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada por me citar no seu post!

    Beijos linda <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa No que legal esse post, tirou minhas duvidas, imagina o tanto d gordura que tenho no meu corpo aiiiiiiiiii corre corre Betha, #foco #força!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre pensei isso q musculação não ia adiantar mas comecei a fazer musculação a 1 mes e meio e nda mudou na balança mas nas medidas deu uma mudança boaaaa...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v