quarta-feira, 10 de abril de 2013

Motivos para consumir soja!

A soja é indiscutivelmente um alimento riquíssimo em vários nutrientes e altamente benéfico a saúde.
Podendo ser consumida de várias formas, ela é a solução do problema para os intolerantes a lactose e para os vegetarianos. Uma vez que existem os leites de soja, carne de soja e muitas outras variações do alimento.

Pesquisas recentes mostraram que a soja pode melhorar a sobre vida de pacientes com câncer de pulmão, além de diminuir o sintomas da menopausa, melhorar a saúde cardiovascular e ajuda na ganho de massa.



Vejamos mais benefícios da soja.

1. Mais disposição

A soja é rica em sais minerais como fósforo e potássio, que são essenciais para garantir a saúde dos músculos e disposição para prática de atividades físicas.



2. Auxilia no ganho e na reestruturação de massa muscular 

A soja é uma proteína de origem vegetal que, como todas as proteínas, ajuda na formação de massa magra. Consumindo soja, você melhora a tonificação e o ganho de músculos obtidos a partir da prática de exercícios.

3. Alimento funcional

A soja é um alimento funcional com ação antioxidante, capaz de diminuir a produção de radicais livres durante a prática esportiva, especialmente nas atividades de longa duração, mantendo o organismo mais protegido contra doenças. Uma conferência sobre alimentos funcionais — aqueles que nutrem e previnem doenças — divulgou outros achados sobre componentes da proteína da soja capazes de queimar quilos extras e desarmar o começo de um câncer. São os chamados peptídeos bioativos, explorados no laboratório da pesquisadora Elvira De Mejía, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. "A betaconglicina, por exemplo, participa da inibição do acúmulo de gordura", contou a professora. 

4. Controla o diabetes 

Alguns estudos indicam que as isoflavonas melhoram o controle glicêmico e aumentam a sensibilidade de ação da insulina, sendo eficazes na prevenção e no tratamento de diabetes.

5. Combate doenças gastrointestinais

A soja é um alimento rico em fibras, portanto ajuda no trânsito intestinal e prolonga a saciedade. Há também estudos demonstrando que a soja pode amenizar os principais sintomas da gastrite, como dores abdominais ou diarreia durante um período prolongado.

6. Auxilia na manutenção óssea 

Rica em cálcio (uma xícara de soja tem cerca de 175mg desse mineral, equivalente a cerca de 10% das necessidades diárias de um adulto), a soja contribui para prevenir o desgaste e o enfraquecimento ósseos da osteoporose. 

7. Nutriente da soja pode prevenir e controlar hipertensão

Um estudo realizado na Universidade de Columbia (EUA) e divulgado no encontro anual doAmerican College of Cardiology aponta as isoflavonas - nutriente encontrado na soja, no chá verde, no amendoim e em outros alimentos vegetais - como potentes aliadas no controle e na prevenção da hipertensão arterial. Segundo os pesquisadores, esse componente contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, melhora a pressão. 

8. Diminui o risco de doenças renais

Uma pesquisa recente prova que, além de aliar-se à fibra para espantar o diabete tipo 2, ela previne complicações do distúrbio, como a insuficiência dos rins. "Notamos que a proteína da soja ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue, diminuindo o risco da doença renal", disse a autora, Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá. 

9. É melhor do que a proteína animal

A proteína da soja não fica atrás da similar de origem animal em termos de características nutricionais. Embora não seja tão completa quanto o mesmo ingrediente oferecido pelo ovo ou pelo leite, o vegetal tem lá suas vantagens. "Uma delas é ofertar a substância sem levar consigo gordura saturada e colesterol, que favorecem males cardiovasculares", afirma a nutricionista Marcela Roquim Alezandro, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. 

10. Soja contra o colesterol
Este alimento têm uma proteína chamada isoflavonas genisteína, que contribui a inibir a oxidação do colesterol LDL. Além disso, este alimento possui  outras substâncias em si mesmo que também possuem ação antioxidante.
Pelo qual, se você tem um nível de colesterol alto, procure comer soja, pois ela contribuirá a diminuir os níveis de colesterol no seu corpo.


Receitas com soja:


Salada de Soja Com Brócolis


Ingredientes;

2 xícaras (de chá) de soja cozida (veja abaixo como cozinhar)
1 xícara (de chá) de brócolis cozido no vapor 
1/2 cebola roxa picada
1 tomate picado
2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado (usei cebolinha, coentro e salsa)
Azeite, limão e sal a gosto

Modo de Fazer:
Aqui é muito simples. É só misturar todos os ingredientes, depois tempere com azeite, sal e suco de limão. Misture muito bem e deixe na geladeira (em recipiente fechado) por pelo menos meia hora. Depois sirva.


Hamburguer de Soja Assado



Ingredientes:

  • 1/4 quilo de soja cozida 
  • 1 pão francês amanhecido
  • 1/4 de cebola
  • 1 dente pequeno de alho
  • 3 colheres de sopa de farinha de rosca
  • sal e outros temperos à gosto
Bata no processador a soja. Em uma tigela com água umedeça o pão só para ele ficar molhadinho, mas tire o excesso de água. Junte à soja no processador, junte a cebola, o alho e os demais temperos e bata bem até ficar pastoso. Desligue e junte a farinha de rosca. Modele os hamburgueres e disponha em forma bem untada com óleo. Leve para assar e dourar. (Se precisar vire os hamburgueres para dourar dos dois lados).

Depois de assados é só montar o sanduba:
  • 1 fatia de queijo (a parte não saudável)
  • 1 folha de alface
  • maionese caseira sem ovo quanto quiser, vai por mim ela dá um toque todo especial 
  • tomate (caso queira, eu deixei sem)
  • 1 hamburguer
  • 1 pão de hamburguer
  • catchup à gosto

Strogonoff de Soja



receita do blog: http://figosefunghis.com.br

Ingredientes:

2 xícaras de chá bem cheias de proteína de soja graúda
12 cogumelos paris limpos e cortados ao meio (ou champignon em conserva)
1/2 lata de tomates pelados
1/2 xícara de caldo de legumes concentrado
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho laminados
1 colher de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cognac
1 colher de molho tipo catchup
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de curry em pó
1 pitada de pimenta branca moída
sal grosso moído à gosto
1 caixinha de creme de leite light
3 colheres de sopa de salsa fresca picadinha

Modo de Preparo: Em uma tigela coloque a proteína de soja e cubra com água fervente. Deixe por 15 minutos até hidratar, ela vai dar uma estufadinha. Escorra a água e aperte bem a proteína de soja para sair o excesso de água absorvido. Reserve. Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Quando ficarem transparentes Junte o caldo de legumes e em seguida a proteína de soja escorrida. Frite um pouquinho e some o curry, os tomates pelados com o suco, o cognac, o catchup, e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo e junte os cogumelos, a pimenta e o sal. Assim que o cogumelo escurecer (aproximadamente 2 minutos) desligue a panela e acrescente o creme de leite. Misture bem e sirva com salsinha fresca picada por cima e acompanhado de arroz branco ou com brócolis.


Fonte: http://www.aquinacozinha.com / http://www.outramedicina.com / http://www.minhavida.com.br / http://saude.abril.com.br


Letícia Viegas ;)

3 comentários:

  1. Particularmente não gosto da soja pura, e quando como faço ela como se fosse bolinho de carne, misturando carne moida. Mas é um alimento muito rico com certeza

    ResponderExcluir
  2. Nhaaaaaaaam!! Amo soja *----*
    Mas não consigo consumir todo dia :(

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuuuuuuuuuuuu adorei a receita da Soja!

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v