segunda-feira, 11 de março de 2013

Condromalácia - Patelar

Olá meus amores!

As vezes deixo de publicar algo aqui por desanimo!

Quero de uma maneira clara explicar para vocês um dos problemas que deixam que nós continuamos nossa paixão pela pela caminhada, pela corrida pela malhação.


Antes de começar a correr bem antes, sentia muitas dores no joelho isso desde os meus doze anos de idade, ou seja se passaram aí treze anos e a dor chatinha continuava, e como no SUS não se consegue muita coisa, Deus preparou um convenio o qual fui em um dos médicos mais requisitados de SP - Dr° Valdo lino - Trabalha no Hospital Beneficência Portuguesa de SP. É craque em joelhos, enfim. Numa consulta descobri que tenho condromalacia, nada mais que transtorno patelar.

Saiba tudo sobre condromalácia patelar



Você sente dores nos joelhos, como agulhadas e pressões, quando vai correr? Cuidado! Isso pode ser sinal da temida condromalácia patelar – também conhecida como joelho de corredor. O problema é chatinho, mas, com tratamento adequado, pode passar – e você volta às pistas rapidamente.
 
Caracterizado inicialmente pela perda de líquido da patela, a condromalácia danifica a cartilagem da região, causando fissuras. “Se não tratada, a cartilagem pode ficar inteiramente desgastada, levando a mulher a sentir fortes dores”, alerta o ortopedista Rogério Teixeira, do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em São Paulo.
Esse distúrbio é classificado em diferentes níveis: inicial, moderado ou avançado. “A patela é um osso que fica ‘flutuante’ na articulação. Com a contração muscular, entra em contato com o fêmur. Assim, quem tem a perda desse líquido acaba tendo um choque ósseo”, explica o fisioterapeuta Diego Mardegan, de São Paulo.
 
Para passar longe do problema, é preciso ficar atenta para não sobrecarregar os joelhos (principalmente com exercícios de flexão de perna), usar um tênis com bom amortecimento e não esquecer de sempre alongar as pernas . “Além disso, a condromalácia pode ser causada depois de luxações e deslocamentos de patela”, acrescente Rogério. Caso você já tenha desenvolvido o problema, não fique preocupada. “Só é preciso tratar. Se o nível de desgaste não for avançado, não é necessário abandonar as pistas”, diz Rogério.
 
Existem diversas formas de tratamento. “A mulher pode optar pela terapia manual, alongamento, principalmente na parte posterior das coxas, exercícios específicos de fortalecimento e treinos para estabilização”, ressalta Diego. Se o caso for um pouco mais grave, é necessário fazer infiltrações no joelho, que ajudam a melhorar a condição da cartilagem.
 
Durante o tratamento, Rogério indica outros esportes, como natação e bike. Se você realmente não conseguir ficar longe da corrida, o recomendado é treinar numa intensidade leve na esteira e depois ir para a grama – deixe para pensar no asfalto só quando o seu joelho estiver sem o problema. “Quanto mais rígido for o piso, pior o desgaste”, acrescenta Diego. 



Este texto foi extraído para passar á vocês que todo cuidado é pouco.

Minha desmotivação são as dores e saber que não há cura, apenas o tratamento. E como as dores são constantes é melhor evitar, o máximo que consigo é caminhada pesada, por que a corrida no momento não dá!

 Bora, manter o foco a força e a FÉ! que no fim nós ganhamos.

Menos 1kg Huhuuuuuuuuu! Rumo aos 62.
Beijos da Nono!




3 comentários:

  1. sofro do mesmo mal desde os 12 tbm (tenho 24) mas eu demorei 10 anos pra encontrar um profissional que tirasse minha dor - uma reumatologista!
    ela me tratou com cortizona e então me livrei das dores, fortaleci minha musculatura e comecei a correr!
    infelizmente fraturei minha pubis e estou afastada das ruas, mas tente fortalecer ai aos poucos vc vai encaixando uns trotes!

    boa sorte!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. O Renata, obrigada! Uma pena sofrermos deste mal, infelizmente são coisas que acontecem.... gaz parte....

    Obrigada pelas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá amigas, passei por este drama alguns anos.

    Recomendo a vocês procurarem um profissional de Cadeias Musculares na sua cidade e um médico que faça aplicações de próloterapia. Pra mim resolveu!

    Se quiserem saber mais sobre o tratamento, fiz um blog para poder divulgar para mais pessoas!

    abs
    Turi
    http://www.condromalaciapatelar.org/

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v