quarta-feira, 6 de março de 2013

Mitos e Verdades Fitness - Parte 2


Musculação só faz efeito quando a pessoa sente dor no dia seguinte?

Mito: Sentindo dor ou não, com a frequência dos treinos, a musculatura envolvida sendo trabalhada estará sendo estimulada, ocasionando um efeito positivo.

Foto: Getty Images

Correr faz cair o bumbum e os seios?

Parcialmente Verdade: este mito surgiu com a perda de peso quando se pratica a corrida. A corrida leve influencia pouco no ganho de massa muscular. Para este objetivo, vale incluir algumas subidas no percurso e alternar alguns treinos com picos de intensidade, fortalecendo pernas e glúteos. É indicado que se use tops de tecido resistente que deixem os seios firmes.


Fazer musculação é prejudicial quando a pessoa está acima do peso?

Mito:  para quem está acima do peso, começar com musculação é o ideal. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico diário, e ao mesmo tempo, o músculo fortalecido protege as articulações, o que diminui o risco de lesões.


Beber água entre os exercícios atrapalha o desempenho?

Mito:  beber água durante os exercícios só ajuda o desempenho porque hidrata as células. Só não é recomendado o consumo exagerado para não ter desconforto durante a prática das atividades.


Fazer musculação é prejudicial na terceira idade?

Mito: a musculação é muito indicada para este público, principalmente por fortalecer a musculatura diminuindo o risco de quedas. Ela tem também o papel de diminuir os riscos e complicadores da saúde, sempre com professor de educação física orientando o aluno.

Foto: Getty Images


É verdade que as atividades aeróbicas só começam a gastar calorias a partir de 30 minutos?

Verdade:  o organismo precisa cerca de mais ou menos 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.

Foto: Getty Images


Para perder calorias, correr é melhor que andar?

Verdade: na corrida, se gasta muito mais calorias, considerando ainda que quanto mais acelerado, maior o gasto energético. Porém, ambas as atividades queimam calorias e ajudam na perda de peso. Se você não tiver um preparo físico razoável, é recomendado começar por uma caminhada de intensidade moderada.

Foto: Getty Images


A quantidade maior de suor significa mais calorias perdidas?

Mito: o suor serve unicamente para regular a temperatura do corpo, ou seja mantê-la equilibrada. Havendo ou não suor na prática de qualquer atividade, você está sim tendo um gasto calórico.


É verdade que fazer caminhadas dando “picos” de velocidade emagrece mais do que correr direto?

Mito:  exercícios com intervalos de alta intensidade são indicados para quem quer perder peso e para quem está iniciando a atividade física. Porém, manter uma certa velocidade e intensidade na corrida é o que queima mais calorias, pois exige um condicionamento físico maior, proporcionando assim um maior gasto energético.


É verdade que os “atletas de fim de semana” não sentem efeito nenhum?

Parcialmente Verdade: para ver grandes mudanças, é essencial manter a prática regular de atividade física durante toda a semana. O atleta de final de semana não terá resultados consideráveis, pois o estímulo que o corpo recebe em apenas um dia de exercício é pouco para que ocorra as modificações fisiológicas.




Fonte: http://www.terra.com.br/saude


Letícia Viegas

Um comentário:

Volte sempre!

v