quarta-feira, 13 de março de 2013

Anemia


O que é Anemia?

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Sintomas de Anemia

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia Ferropriva. Os principais sinais e sintomas da anemia por carência de ferro são:
  • fadiga generalizada
  • anorexia (falta de apetite)
  • palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
  • menor disposição para o trabalho
  • dificuldade de aprendizagem nas crianças
  • apatia (crianças muito "paradas").

Alimentos que Combatem a Anemia


Fonte de Ferro:  carne vermelha, fígado, aves e peixes, folhas escuras e leguminosas.  

Fonte de Vitamina A: As principais fontes de vitamina A são alimentos alaranjados ou verde-escuros e vísceras, como fígado e coração de frango ou bovino.

Fonte de ácido fólico: folhas verde-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo.  

Fonte de vitamina B12: vísceras, carnes, ovos, leite e derivados.

Fonte de vitamina C: frutas e verduras em geral. 

Fonte de Zinco: arelo de aveia, feijão, leite e arroz integrais, peito de frango e carne vermelha.

Fontes de cobre: ostras, lulas, siris, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, feijão, grãos-de-bico e lentilhas. 



Alimentos amargos para absorver os nutrientes.
Alimentos de gosto amargo, como jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra, têm o poder de estimular a secreção de enzimas digestivas. Isso facilita a absorção do ferro, do ácido fólico e das vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para o não aparecimento ou combate da anemia.  

Ácido Ascórbico para absorver o ferro.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.

ANEMIA POR FALTA DE ÁCIDO FÓLICO

    Esse tipo de anemia é mais encontrado em mulheres grávidas, em bebês nascidos de mães deficientes desta vitamina e alcoólatras. A falta de ácido fólico resulta em um sinal clínico de anemia megaloblástica. Esse estado também é caracterizado pelo número diminuído de eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
    A figura clínica comum desta deficiência é a fadiga, dispnéia, língua ferida, diarréia, irritabilidade, esquecimento, anorexia, glossite e perda de peso.

   
Alimentos fontes de ácido fólico:

Fíagado de frango e porco, feijão, suco de laranja, germe de trigo, cereais, verduras verde-escuras (espinafre. brócolis, agrião, etc.)



Fonte: http://www.minhavida.com.br

Letícia Viegas

2 comentários:

  1. Essa matéria sobre animia é muito interessante, até mesmo para que esta a procura do peso ideal.
    Muitas pessoas acham que privando de alguns alimentos emagrecemos rápido, mas esquecem que a falta de alguns nutrientes podem nos trazer alguns probleminhas.

    É importante estarmos sempre lembrando da importância de cuidar para afastar a anemia de nossas vidas.

    Bem legal seu post

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. VIM VISITAR O SEU CANTINHO E ESTOU TE SEGUINDO,SE PUDER ME SEGUIR DE VOLTA FICAREI MUITO FELIZ.
    BJKASSSS
    http://emagrecendocomanane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v