segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Musculação vai além do corpo definido!


Quando se fala em musculação todos já pensam logo em bíceps e tríceps definidos ou até mesmo em corpos muito musculosos, quase fisiculturistas.
Não que ter um corpo definido seja ruim, mas a musculação vai muito além dos tais músculos definidos. Além de melhorar e muito o condicionamento físico, a musculação aumenta o gasto calórico, acelera o metabolismo, auxilia no ganho de massa magra, em algumas vezes diminui a necessidade de remédios em hipertensos entre outros milhares de benefícios.

A musculação pode ser indicada tanto pra quem quer perder peso, como pra quem queira ganhar ou manter, dependendo do tipo de treino e principalmente da alimentação.



Com a musculação, diferente dos exercícios aeróbicos, nosso corpo continua com o metabolismo acelerado (queimando caloria) até várias horas depois de já termos parado de nos exercitar.

Quem está começando a musculação pode ganhar um pouco de peso, uma vez que há ganho de massa muscular, antes da perda de gordura, mas depois de quatro semanas já se nota e perda de gordura, de acordo com a personal trainer Paula Loiola.

Nosso corpo é principalmente dividido entre gordura e massa magra, com o aumento da massa magra diminui a porcentagem de gordura. Por esse motivo, não se vê muita diferença na balança, porque com a musculação troca a gordura por massa magra o que não significa que você não esteja emagrecendo. Quando a musculação é complementada com atividades aeróbicas, a perda de peso e de gordura corporal é consideravelmente maior.

As atividades aeróbicas devem ser praticadas antes ou depois da musculação?

Depende do objetivo a ser alcançado. Vejamos os exemplos:



Emagrecimento: quem tem como objetivo perder peso deve praticar as atividades aeróbicas depois da musculação, ou intercalando entre as séries de exercícios. Pois assim, o organismo utilizará os carboidratos como principal fonte de energia, diminuindo as reservas de carboidratos. Quando iniciar a parte aeróbica, queimará gordura mais rapidamente. Devendo ser praticados no mínimo 30 minutos de exercícios diários de 4 a 5 vezes por semana em intensidade alta.

Ganho de massa muscular: Pra quem quer aumentar seu percentual de massa magra, a quantidade de atividades aeróbicas não deve ultrapassar os 20 minutos de treino aeróbico três vezes por semana. Sendo praticados preferencialmente no começo do treino.

Manutenção do peso: Deve começar com em média 10 minutos de atividade aeróbica, intercalando de 5 a 10 minutos entre as séries de musculação, devendo praticar 30 minutos 3 vezes por semana.



Letícia Viegas

Um comentário:

  1. muita gente pensa logo que musculação é ficar forte e isso também é culpa as vezes (maioria das vezes) dos instrutores da academia, pois eu já vi, e já aconteceu comigo deles indicarem fazer mais tempo de aeróbico, ou só aeróbico e por último musculação. Eles passam na maioria das vezes na ficha 35 minutos de esteira e 25 de bike, não que esteja errado, mas eles dão pouca ênfase a importância da musculação para a perda de peso. Eu não faço aeróbico com frequência, malho 5x na semana e ainda assim venho diminuindo peso e medidas.

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v