segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sementes que afinam: chia, linhaça e quinoa.

Matéria reproduzida do site: http://saude.abril.com.br




Chia

Extraída da Salvia hispânica L., planta nativa da Guatelamala e do México, essa sementinha tem uma quantidade surpreendente de fibras (4,5 gramas em uma colher de sopa), sendo uma excelente alternativa para saciar e amansar a fome. Segundo um estudo publicado na Revista da Sociedade Europeia de Nutrição Clinica e Metabolismo, acrescentar duas colheres de sopa de chia no café da manhã deixa o estômago sossegado até a hora do almoço.

Ela ainda contém proteína (2,2 gramas em uma colher de sopa - quase o dobro da quinua, famosa por ser um vegetal rico nesse nutriente), além de doses substanciosas de antioxidantes e ômega 3 (o triplo do salmão). "Ela nutre, combate os radicais livres e tem ação anti-inflamatória", afirma Carolina Chica, nutricionista da Universidade Católica do Chile e pesquisadora da chia há quase dez anos.

Diminuir a gordura corporal e reduzir o colesterol ruim são outros benefícios comprovados pela ciência.

Como consumircrua, inteira ou triturada. No iogurte, na fruta, na salada, na sopa. Batida no suco ou acrescentada na receita de pães, bolos e biscoitos. Tem sabor adocicado.

Dose diáriade 1 a 2 colheres de sopa (80 calorias cada uma).


Linhaça

É uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, famoso por reforçar as defesas e prevenir o colesterol alto. "Anti-inflamatório, esse ácido graxo também reduz a resistência à insulina, favorecendo a perda de peso", diz Renata Carnauba, nutricionista da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Extraída da planta asiática Linum usitatissimum, a linhaça ainda carrega fibras e lignanas, fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos. As sementes marrom e dourada oferecem os mesmos benefícios.

Como consumircrua e triturada na hora de ser consumida. Se quiser, você pode colocar a semente já triturada em um vidro escuro e armazenar na geladeira por, no máximo, cinco dias. Outra opção é comprar a linhaça triturada estabilizada.

Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (50 calorias cada uma).


Quinoa

É uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio das gordurinhas. "A quinoa ainda tem gordura boa, vitaminas e minerais", afirma Patrícia Bertolucci.

Mas é a proteína que faz desse grão, extraído da planta Chenopodium quinoa, originária da Cordilheira dos Andes, um alimento especial. Você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos - importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias.

Como consumiro sabor suave do grão permite que ele seja usado em pratos salgados (salada, tabule) e doces (bolo, biscoito). Cozido sozinho, faz as vezes do arroz. Já a versão em flocos vai bem no iogurte e na fruta, e na forma de farinha pode entrar em receitas de pão e bolo.

Dose diária: de 2 a 3 colheres por dia (75 calorias cada uma).


2 comentários:

  1. De todas eu consumo só linhaça (dourada), mas queria muuito experimentar chia..Pena que a bichinha vale mais que ouro! hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. É muito boa a chia, mas realmente são os olhos da cara.rs

      Excluir

Volte sempre!

v