quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alimentos que podem sabotar sua dieta.


Quando começamos uma dieta já pensamos logo em encher a cozinha de barrinha de cereal, peito de peru e biscoito água e sal. Mas, ao contrário do que pensamos a maioria desses alimentos tão famosos e “essenciais” para a dieta nem sempre são tão light assim. A intenção pode até ser das melhores ao abastecer a geladeira ou a dispensa de granola e sopas, mas alguns itens que parecem ser um ótimo auxílio e de poucas calorias, na verdade, são ciladas e podem comprometer a sua dieta.  

Barrinha de Cereal

As famosas barrinhas de cereais trazem alguns benefícios, por ser rica e fibras e auxiliar no funcionamento intestinal, mas não adianta abusar das barrinhas e esquecer-se da água.
Porém a maioria delas são ricas em açúcar, gordura hidrogenada e conservantes. Troque as barrinhas por frutas, que além de ser mais saudáveis proporcionam maior saciedade e têm vitaminas e minerais.

1 barrinha = ½ papaia = 2 fatias de melão = 3 figos frescos = 6 damascos secos 



Bolacha de Água e Sal

È um excelente substituto para o pão, porque tem menos calorias (cada unidade de biscoito tem 30 calorias enquanto um pão soma 120 delas).
Porém é feito com farinha branca, que tem absorção rápida pelo corpo e é armazenada como gordura. Apesar de ser um pouco menos calórica que o pão, tem de três a quatro vezes mais gordura. Substitua por frutas ou iogurtes sem gordura.

4 unidades = 2 maçãs pequenas = 1 banana grande 

Bolacha de Maisena

Assim como a bolacha de água e sal, a de maisena também leva muita farinha branca, que é armazenada como gordura especialmente no abdômen.

6 unidades = 4 fatias de melancia = 1 xícara (100g) de açaí 


Bebidas Light, Diet e Zero 

Refrigerantes e chás sem adição de açúcar são pouco ou nada calóricos, porém não trazem nenhum tipo de benefício para o nosso corpo. Muito pelo contrário, a maioria são ricos em adoçantes que contém alto teor de sódio, retendo líquido e dificultando o emagrecimento.
 Além disso, essa substância é capaz de aumentar o armazenamento de açúcar presente no organismo sob forma de gordura. 
1 copo = 1 copo de refrigerante caseiro (receita: 1 copo de água gasosa + 2 rodelas de limão + gotas de limão + 4 folhas de hortelã).

Cereais Matinais

Cereais matinais feitos de milho são ricos em carboidrato e têm pouquíssimas fibras. Outros cereais como granola levam grande quantidade de óleo e açúcar Fiquem atentos ao rótulo.
Os cereais de milho em geral são ricos em carboidrato e têm pouca fibra. Outros como a granola levam quantidade significativa de óleo e açúcar. Fique de olho no rótulo para não trocar gato por lebre. Na dúvida, prefira fazer uma troca saudável. 
½ xícara de chá = 1 espiga de milho = 1 tapioca = 2 colheres de sopa de aveia em flocos.

Sopa de Saquinho 

As sopas  industrializadas têm baixo valor calórico, mas são riquíssimas em sódio, que em excesso pode causar hipertensão e retenção de líquido, dificultando o emagrecimento e prejudicando sua saúde. Dê preferência as sopas feitas em casa.

1 pacote = 1 prato raso de canja com arroz integral = 1 prato fundo de creme de aspargos.

 Refeições Congeladas Light


Como as sopas de saquinho, a maioria dos alimentos prontos congelados são riquíssimos em sódio, mesmo quando anunciam ser light. Contém poucas calorias, mas são altamente prejudiciais a saúde.

1 unidade = 1 filé de frango pequeno com creme de espinafre = salada de folhas à vontade com 4 colheres de sopa de arroz integral e 1 filé de peixe branco.

Peito de Peru

Embutidos apresentam baixo teor de gordura, mas quantidade muito alta de sódio e conservantes. Mas ainda sim o peito de peru é melhor do que os presuntos, mortadelas e afins. Consuma com moderação.

2 fatias = 1 clara de ovo = 1 colher de sopa de patê de frango caseiro = 1 colher de sobremesa de guacamole caseiro (receita: 1 abacate + suco de 1 limão + 1 colher (café) de pimenta calabresa + sal a gosto). 

Molhos Prontos para Salada

O valor calórico pode ser baixo, mas a quantidade de sódio é altíssima, fique atento ao rótulo. Para dar mais sabor aos alimentos, experimente temperos naturais e especiarias como tomilho, alecrim, manjericão, semente de coentro, pimenta e orégano. 

1 colher de sopa de vinagrete = 1 colher de sopa de molho de azeite, aceto balsâmico e limão.


Comida Japonesa


Por conta dos peixes, ricos em ômegas, a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. No entanto, a fama de super leve não é tão verdadeira quanto parece, já que a adaptação das receitas pelos sushimans brasileiros adicionou às receitas maionese, cream cheese e mergulhou ainda no óleo algumas das preparações. O hot philadelfia, feito com cream cheese, empanado e frito, chega a ter 75 calorias por peça. 

5 hots (375 calorias) > cheeseburguer (310 calorias) > 1 fatia pequena de pizza de mussarela (1 fatia (278 calorias).



Frutas secas e oleaginosas


Elas promovem a sensação de saciedade e são ótimas opções para levar para o trabalho. Porém são muito calóricas e tem grande concentração de gordura nas oleaginosas.O melhor é fracionar as porções, de acordo com as indicações do rótulo. 



Torradas

 Por ter uma textura mais rígida, a torrada exige que você a mastigue mais, aumentando a saciedade. Porém as torradas têm a mesma quantidade calórica de um pão comum e quase nenhum nutriente, elas simplesmente perderam água ao assar.


Adoçantes

Adoçantes são a melhor opção para substituir o açúcar refinado. Porém existe limite para o consumo de adoçantes. Em grandes quantidades, eles promovem o acúmulo de resíduos tóxicos no organismo, levando a uma série de desconfortos como dor de cabeça, enjôo e tontura. 




Fonte: http://vejario.abril.com.br / http://www.minhavida.com.br


Letícia Viegas 
=D

2 comentários:

  1. Amei receber todas essas informações. No final das contas agente acaba comendo muita coisa que nem é saudável, ou exagera por acha que só faz bem.

    http://barbaraoliveirachaves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v