quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iogurte Caseiro


Olá meninas...

Com o tempo, vocês notarão que o iogurte natura aparecerá em diversas receitas que postarei aqui. Mas isso só é possível, pois eu faço iogurte em casa. 

Além de ser um pouco caro comprar todo esse iogurte que eu consumo, fazer iogurte em casa é super rápido e fácil, faço  à noite, e de manhã já está prontinho pra ser consumido no café da manhã.

Antes de ensinar a receita, Confira oito motivos para incluir iogurte na dieta.





Aumenta a imunidade

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade.

Fortalece os ossos 

Por ser derivado do leite, o iogurte é  rico em cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp. 

A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, e o Iogurte pode proporcionar esse consumo de maneira muito facilitada. 

Fonte de vitaminas do complexo B

O Iogurte possibilita a transmissão de várias vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico. Este alimento é igualmente rico em minerais e permite também ingerir cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo.

Essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade. 

.       
Protege o sistema nervoso

O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo. Além desse nutriente, a nutricionista Gisela conta que as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos. 

Promove o bom humor

O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor. Como as bactérias benéficas - os probióticos - do iogurte melhoram a saúde desse órgão, maiores podem ser as chances de estimular a sensação de bem-estar e o bom humor, ajudando você a executar as suas tarefas diárias com mais ânimo e disposição.

Melhora o trânsito intestinal

O Iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.  

Fonte de proteínas

As proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores.

Pode ajudar a emagrecer (não seremos hipócritas, né... o mais importante)

Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada. 



Borá para a receita que é Rápido e fácil, super saudável e gostoso:
  • 1 caixa de leite longa vida (desnatado ou não, sua consciência decide)
  • 1 pote de iogurte natural (idem)
  • 2 colheres de leite em pó

Ferva 500 ml do leite, sempre vigiando pra não transbordar. Assim que ferver, você mistura em um copo o iogurte, o leite quente e o leite em pó, em seguida reserve.
Em um recipiente fechado (de preferência de vidro) misture o restante do leite quente com o leite morno, e após acrescentar aos poucos a mistura reservada (leite quente, iogurte e leite em pó), misture bem..!
Após, tampar o recipiente e cobrir com uma toalha de mesa e deixar descansando em um ambiente sem ventilação, de preferência dentro do forno ou no micro-ondas.
Deixe descansando por no mínimo 6 horas, em seguida é só consumir...
fica uma delícia !!
         Minhas sugestões de consumo
  • Misturar com frutas picadas ou bater com frutas e adoçar;
  • Bater com gelatina do sabor de sua preferência e fazer uma sobremesa bem leve, muito parecido com a mousse;
  • Comer com canela;

Usar como ingrediente em outras receitas, como bolo com iogurte, molho para salada, pão, e etc…


dica importante (economiza $$$):  para economizar ainda mais. Antes de terminar o iogurte caseiro, reserve a quantidade de uma xícara, e use este como a "matriz" para fazer a receita explicada anteriormente  e o resultado será o iogurte caseiro (com a mesma consistência do feito pela primeira vez, com iogurte industrializado), dá super certo!!! ;D
     Geralmente uso a "matriz" por umas 3 ou 4 receitas e após faço a receita com um novo iogurte industrializado

E você, consome o iogurte como? Deixe aí nos comentários suas sugestões, gostaria de saber e podem ser boas ideias para quem quisee experimentar.

    espero que tenham gostado desta receita

    Um Beijo

                                                                                  Jessica Müller

6 comentários:

  1. Amei a sugestão, vou fazer ainda hoje, depois conto como ficou, beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu SEMPRE faço, pq consumo muito e assim tbm posso escolher a melhor qualidade do que eu consumo!! Faço só desnatado e a consistência fica ótima, bem cremoso (depende do iogurte usado!) e também não coloco o leite em pó não..Qual a diferença que ele faz??

    =*

    ResponderExcluir
  3. Adoro iogurte!
    Tenho comido os de potinho, mas vou investir nessa receita :)
    Ótimo post, bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. ahh.. uma sugestão: tira as letrinhas pros coments... dificulta muito tem vezes que chego a tentar umas 3 ou 4 x de tão ilegíveis que são :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei, mas não sei onde tira.
      Assim q eu encontrar eu vou tirar!
      Obrigada pela dica.
      Letícia

      Excluir
  5. Quais são os valores nutricionais deste Iogurte Caseiro???

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v