quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PORQUE E COMO COMEÇAR A CORRER!

 

Olá meninas, tudo bem?
Acho que nada mais justo que iniciar um assunto exatamente do começo, sendo assim, inauguro o tema corrida com um resuminho pra quem quer mergulhar também nesse mundo tão sensacional!






Por que começar a correr? Qual a motivação?


  Para essa pergunta a resposta mais frequente é: auxiliar na perda de peso. Realmente a corrida é um exercício completo e ajuda a quem o pratica a manter uma boa forma física, mas acho que não podemos esquecer dos benefícios à saúde. Quem nunca aqui subiu um lance de escadas e se sentiu ofegante? Pois é, a corrida promove uma melhora no condicionamento físico aumentando a capacidade cardio respiratória, além disso: reduz o risco de infarto, aumenta a massa muscular, reduz a variação da pressão arterial em repouso, ativa a circulação sanguínea, melhora a função dos rins que filtram o sangue e reduz o número de substancias tóxicas que circulam pelo corpo, melhora a qualidade do sono.... se bobear fico até amanhã falando só sobre os benefícios!
 Outro motivo, menos nobre, mas de igual relevância é que a corrida é a modalidade mais fácil de todas! Todo ser humano com mais de 2 anos sabe "a técnica"!! Isso não é ótimo?! hehehe E só precisamos de disposição (alguns falam que é preciso um par de tênis e nada mais, eu sou da teoria de que não se precisa de nada além de boa vontade e a tal disposição! Lógico que eu mesma não dispenso meu querido e amado tênis pois tenho problema nos joelhos e com exceção de correr na areia preciso de amortecimento!) porque sem essa sensação não aguentamos nem 100 metros!








Como começar a correr?
 

  Acho que seria melhor perguntar: Como começar a GOSTAR de correr a ponto de não querer desistir na 2° semana? Porque já vi tanta gente que até corre direitinho mas tem uma PREGUIÇA monstro aí não consegue seguir uma rotina de treinos, não vê melhora no condicionamento e resultado: vai pro spinning que acha que é mais prático e cumpre a obrigação de exercícios aeróbicos! Oi? Obrigação? Realmente com esse pensamento fica difícil dar continuidade em alguma coisa (opinião minha)! Enfim opiniões à parte vamos ao que interessa: Como? A resposta é: Paciência, perseverança e organização, porque o resto você já tem (pernas, pés, coordenação motora um tênis e roupas de ginastica que acredito que todo mundo aqui tem né). Vamos destrinchar melhor essa resposta:
* Paciência: nenhum resultado vem à galope, infelizmente. Ninguém no mundo nasceu correndo 100 metros em menos de 10 segundos, nem mesmo o Usain Bolt!! Precisamos treinar também nossa ansiedade e aguardar que os resultados vão chegar!
* Perseverança: sim, é preciso e muita! Em média uma pessoa ativa fisicamente mas que não corre demora em média 2 meses para conseguir correr 5 km sem parar (sem levar em consideração a velocidade, aliás, o ideal nessa fase é realmente NÃO considerar a velocidade e focar na distância!) então minha gente, mais uma vez eu falo, calma que os resultados vão chegar!
* Organização: precisamos ter organização na corrida sim senhoras e senhoritas! Correr de qualquer jeito a qualquer hora e pelo tempo que aguentar não vai te ajudar muito a chegar no seu objetivo (ser uma corredora ou simplesmente aguentar 30 min correndo sem parar), você até consegue chegar lá, mas vai ser muito mais dolorido e cansativo sem falar na iminência de uma lesão! A moda agora são as assessorias esportivas ou pra quem ainda não tem coragem ($) para investir tem as planilhas de treinos. Eu super acho que correr naquelas tendas que vemos pela ciclovia ou praias da nossa cidade (aqui no Rio tem aos montes) vale a pena não só pelo acompanhamento profissional personalizado mas também pelo clima dos treinos e a possibilidade de conviver com pessoas da "tribo"; as planilhas de treinos também ajudam sim e é fácil porque vem exatamente o que devemos fazer cada dia e quantos dias na semana para alcançar o objetivo, o site da revista O2 oferece inclusive a possibilidade de se fazer uma planilha customizada para quem quer definir os objetivos e tempo mais especificamente (http://o2porminuto.uol.com.br/). E para quem não gosta de planilhas (por enquanto) nem quer gastar com assessoria  (por enquanto) a solução é: o BE A BÁ que todo mundo já sabe, trotar e caminhar, fácil assim. Claro que você precisa ter um certo controle, não da pra simplesmente correr 1 minuto e caminhar 2 por semanas a fio, é preciso ter bom senso e ir "escutando" o corpo (eu mesma anoto todos os meus treinos em um caderninho que criei para minhas corridas para ter mais controle e ver a evolução, recomendo!) Fez essa série por 30 minutos por 4x em uma semana, tente aumentar 1 minuto tanto no trote quanto na caminhada e assim vai até quando você possa primeiro manter o trote e diminuir o tempo da caminhada então recomeçar a aumentar o trote com caminhadas esporádicas. Se fica difícil entender desse jeito, eis a prática:


  • Semana 1 =  4 dias de treino de 30 minutos intercalando 1 min trote ( corrida leve ) e 2 min de caminhada (gente não é pra se arrastar, mantenha um ritmo contínuo para não diminuir tanto a frequência cardíaca);
  • Semana 2 = 4 dias de treino de 30 minutos intercalando 2 min trote e 3 min de caminhada;
  • Semana 3 = mesma coisa com 3 min trote e 4 min caminhada (...)
Eu acho legal fazer esse intervalado até que você consiga trotar por 5 min sem parar, a partir daí pode começar a diminuir a caminhada até que ela chegue a 1 minuto então tente aumentar o trote.

Lógico que se você ta seguindo essa linha que eu coloquei e acha que TA FÁCIL, ótimo! Agilize o processo, mas nunca parta para a corrida de uma vez!


É isso girls, espero ter ajudado a pelo menos uma de vocês a "dar a largada". Só queria deixar claro que não sou educadora física (sempre tive vontade de ser, aliás) e tudo o que falei foi com base na minha experiência própria e nas minhas leituras sobre o assunto!


" Correr liberta. Quando corre, você pode determinar seu tempo. Pode escolher seu caminho e pensar no que quiser. Ninguém te diz o que fazer." Nina Kuscik, maratonista, primeira mulher a participar da maratona de Nova York.
 Keep Running! Bjs! 
Juliana Pastori













2 comentários:

  1. Nosssaaaa Ju arrasou, até me animei a correr, eu que sempre digo que nao sei correr!Adorei o post, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) Que bom Flavia! Se eu te animei atingi meu objetivo! Obrigada!

      Excluir

Volte sempre!

v