terça-feira, 30 de outubro de 2012

A importância de beber água



   Todos sabem que é indispensável o consumo diário de água, não é mesmo?! Mas você tem consumido de maneira correta? Na quantidade correta? 

  Nossos músculos, nossos pulmões, nosso coração, o cérebro e o sangue possuem níveis elevados de água, logo a ingestão deste líquido faz-se vital para o bom funcionamento do organismo. Suas principais funções como, o transporte e absorção de nutrientes, manutenção da temperatura corpórea e proteção e hidratação das células e das articulações ( entre tantas outra funções ) deixam em evidência a sua indispensabilidade.

  As divergências sobre a quantidade exata de água que deve ser ingerida diariamente são muitas. Mas o que é um pontos comum entre todos os médicos, nutricionistas, endocrinologistas ( e outras áreas ) é o fato de que deve-se beber água para se sentir satisfeito. Obviamente que pessoas com intestino preso, por exemplo, devem ingerir mais água para assim auxiliar o processo de digestão.

  Alguns sinais do organismo evidenciam que você está bebendo uma quantidade inferior à que seu corpo necessita:

  • pele ressecada e sensação de mucosas secas;
  • pressão baixa;
  • urina escassa e escurecida.

  Esses sintomas são '' alertas '' que seu organismo emite para que a ingestão seja em maior quantidade. 

  No caso da reeducação alimentar ( R.A. ) a água torna-se peça fundamental pois evita a temida retenção de líquido que causa ( mega desconfortável ) inchaço. Este vilão da R.A. é causado pelo sódio que fica retido pelo organismo e a ingestão de água evita essa retenção. Os tão ditos '' dois litros '' ajudam a diminuir a celulite, segundo a nutricionista Gabriela Maia.

  Deve ser hábito periódico durante o dia beber água, evitando também outras consequências que sua ausência pode provocar como dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre. A falta de 1% de água no organismo, que não seja reposta causa a chamada desidratação leve e pode afetar o nosso humor e causar até ataques de raiva.

  Os cálculos renais ( as famosas pedras nos rins ) podem ser evitadas com o nosso líquido milagroso ( rsrs ). Beber de dois à três litros de água pode evitar em 60% as chances de quem já teve este mal com os rins.

  Quando se trata de estética, ela traz também benefícios à pele, cabelos e unhas. A pele é a que mais sofre afinal com a desidratação leve perde-se elasticidade, textura e tônus.

  Você como eu, não gosta de beber água e por isso nunca teve este hábito?

  Experimente as águas aromatizadas: antes de dormir coloque rodelas de limão, laranja e folhas de hortelã em uma jarra de vidro com dois litros de água e coloque na geladeira. O sabor será incomparável e o melhor, livre das calorias( além de matar aquela vontade de refri que a gente sente neh? ). Existem várias combinações com erva-doce, canela entre outras. Crie e sinta prazer em beber água diariamente. 

  Se você até gosta mas não se lembra de ficar visitando a geladeira ou filtro, vi esta foto em algum blog na net e achei criativa ( e vou adaptar minha garrafinha amanhã mesmo ). O ideal é que seja em uma garrafa de vidro.





Outra dica é colocar seu celular para despertar ao decorrer do dia ( o meu apita de hora em hora ).

E não se esqueçam meninas, tudo em excesso faz mal. Até mesmo a água, e não a substituam por chás. Tomem água e chá verde ( ou outros de sua preferência ) e o emagrecimento ( que tanto buscamos ) será saudável e duradouro.

Beijinhos.

Mariana Roberto.

Um comentário:

Volte sempre!

v